top of page

Nossa visita ao Navio Hospital Gil Eannes

  • Foto do escritor: Bruna Rocha
    Bruna Rocha
  • 11 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura


ree

Gil Eannes é um navio hospital construído na década de 1950 nos estaleiros de Viana do Castelo e tinha como objetivo dar apoio médico à frota bacalhoeira portuguesa que praticava a atividade da pesca do bacalhau na área da Gronelândia. Com a decadência desta frota, os navios tornaram-se sucata a apodrecer em docas de Lisboa.

De acordo com Manuel Rito, português residente em Ponte de Lima, a iniciativa de restaurar o navio veio por parte da população. Uma vez restaurado, Gil Eannes foi aberta ao público como navio museu e hoje arrecada através do turismo subsídios que garantem sua manutenção.


ree

Horário de funcionamento

Durante o inverno o navio está aberto das 9:30h às 18h e, no verão, das 9:30h às 19h.


Bilhete

O bilhete individual custa 4,00€;

O bilhete familiar - 2 adultos acompanhados de até 4 crianças menores de 16 anos - custa 9,00 €;

Crianças de até 6 anos, não pagam entrada.

ree


Há uma opção de um áudio guia, porém nós não sabíamos, só percebemos durante a visita. Você pode obter este guia por mais um euro e meio na hora da entrada. Em nossa próxima visita, vou experimentar e conto se valeu a pena!


Ainda há uma terceira opção, para grupos maiores, de ligar para a fundação e agendar uma visita guiada, é claro, com um acréscimo no preço, que vai variar de acordo com o número de pessoas.





ree

Acessibilidade

Este é um ponto importante que decidi abordar. Por se tratar de um navio, é muito difícil que haja uma adaptação para necessidades de pessoas com mobilidade reduzida. As passagens são estreitas, as escadas ingrimes, como é de se esperar de uma navio hospital de 1955. Portanto, infelizmente, não é um passeio adaptado para cadeirantes, idosos com dificuldades locomotoras, ou qualquer outra pessoa com dificuldade de locomoção.







Nossa impressão

Posso falar por mim e pelo Fabrizzio quando digo que nós adoramos a visita! Há vários cômodos preservados, como a cabine do capitão, a cozinha, a oficina, a enfermaria, que nos fazem imaginar como seria a vida da tripulação naquelas terras geladas. Além disso, a exposição conta com uma sala de maquetes de navios portugueses, que impressiona pelos detalhes, outra com instrumentos de navegação em perfeito estado que nos fazem mergulhar ainda mais neste universo. Podemos também aprender mais sobre a história das navegações portuguesas lendo sobre vários navios desta nação. Enfim, é um passeio que definitivamente vale a pena!


Uma última observação - o atendimento: nós chegamos perto da hora de fechar e não percebemos. Como o navio é grande e há muita coisa para explorar, demoramos bastante e extrapolamos uma hora o horário de fechamento. A funcionária que nos recebeu, não só foi muito simpática como nos esperou terminar a visita em nosso tempo e no final ainda foi super solícita ao nos tirar algumas dúvidas. Nota 10! Nos sentimos muito bem recebidos!


Abaixo algumas fotos, para mais conteúdo acesse nosso instagram: https://www.instagram.com/baby_pelo_mundo/


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

Commentaires


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page