top of page

Conhecendo o Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo

  • Foto do escritor: Bruna Rocha
    Bruna Rocha
  • 14 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de mar. de 2018


ree

Foto retirada do site da Câmara Municipal de Viana do Castelo.


O museu

O Museu de Artes decorativas de Viana do Castelo está localizado no Largo de São Domingos, em frente a uma escultura do Frei Bartolomeu dos Mártires e próximo à Igreja de São Domingos.

O museu conta com quatro salas no primeiro piso em que se encontram móveis extremamente trabalhados, entre eles belíssimos contadores, além de inúmeras peças da faiança portuguesa (algumas, inclusive, de uma fábrica de Viana). No segundo andar, são sete salas com azulejaria portuguesa e mais peças decorativas (cômodas indo-portuguesas, altares). Ainda no segundo andar, é possível encontrar uma capela com um altar todo talhado em estilo barroco.

Adiante, há uma nova ala do museu em que acontecem exposições temporárias e, à data de nossa visita, lá estavam expostos artistas que retratam Viana do Castelo em suas obras, muito interessante!


Horário de funcionamento

De terça a sexta-feira, das 10h às 18h.

Sábados e domingos, de 10h às 13h e 15h às 18h.


Bilhete

Inteiro 2 EUR

Meio 1 EUR


*O meu bilhete também dava direito à entrada no Museu do Traje de Viana, porém não me ocorreu perguntar se era somente porque eu sou estudante ou se isso é regra geral, então vale a pena conferir.


Minha Percepção

Achei que foi uma visita que valeu muito a pena! Não via muita propaganda desse museu por aí e decidi entrar porque estava em uma hora vaga. Me surpreendeu! Achei o acervo lindíssimo. A funcionária foi muito solícita. Aliás, como sempre têm sido até agora todos os portugueses, realmente sabem como receber o turista. Apesar de não ter sido uma visita guiada, ela nos esclareceu vários pontos, tirou dúvidas, apontou algumas curiosidades...

Os ambientes eram climatizados, o que faz uma boa diferença nessa época de frio e haviam rampas de acesso e um elevador o que dá a entender que estão preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida (esqueci de verificar mais a fundo porque fiquei imersa na coleção).


*É proibido tirar fotos dentro do museu, por isso não tenho muito para ilustrar. Mas vale a pena conferir!



 
 
 

1 Comment


szalbuque
Mar 15, 2018

Estou ansiosa pra conhecer!

Like

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page