top of page

Meu intercâmbio para Viana do Castelo, Portugal

  • Foto do escritor: Bruna Rocha
    Bruna Rocha
  • 6 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Uma historinha para contextualizar

Mesmo antes de entrar no curso de Turismo, eu tinha a ideia de ir para Portugal. No decorrer do meu curso, fiquei ciente de que vez ou outra o CEFET abria editais internos para intercâmbios. No entanto, eu não podia concorrer às vagas, até o semestre passado, quando terminei o quarto período da minha graduação.

Em setembro de 2017, recebi um e-mail da secretaria que informava que estava aberto o edital nº4/17, porém o curso de turismo só poderia concorrer a vagas na Espanha. Não era o meu objetivo principal, mas ainda assim, era uma grande oportunidade. Resolvi concorrer à vaga para a Universidade de Valladolid, na Espanha. Passei.

Já estava começando a pesquisar como seria a minha ida para a Espanha, quando recebi um segundo e-mail do CEFET - estava aberto o edital nº5/17. Desta vez, as vagas eram para institutos portugueses. Já tinha passado para a Espanha, mas resolvi fazer o de Portugal porque "vai que, né"?

Algumas semanas depois o resultado chegou e eu tinha passado novamente em primeiro lugar! Fiquei muito feliz e agora estou vivendo essa aventura que só está começando e sabe-se lá onde vai parar!


Agora algumas questões sobre custos, alojamento, passagem...

  • Quanto tempo dura meu intercâmbio?

Meu intercâmbio dura um período do curso, ou seja, aproximadamente 6 meses.

  • Eu pago o curso no IPVC?

Durante este período o CEFET cobrirá o custo do curso.

  • Eu tenho alojamento garantido?

Os custos da estadia não são cobertos e é possível optar por ficar nos alojamentos dos institutos ou em casas privadas (por nossa conta mesmo). No meu caso, escolhi alugar algo já que Fabrizzio - meu namorado - veio comigo. De qualquer jeito, ambos são arcados pelo aluno.

  • O CEFET dá as passagens de ida e volta? E o passaporte, fica por conta de quem?

Não. As passagens, visto, passaporte, enfim, toda a documentação e custos extras estão por conta do aluno, então é bom garantir que tenha algum dinheirinho guardado antes de concorrer à vaga.

  • Aliás, e a questão do visto? Brasileiro precisa de visto para estudar em Portugal?

Sim! Não precisamos de visto caso estejamos a turismo em Portugal (até 90 dias). Mas, como ficarei por seis meses na terrinha, precisei tirar o visto de estada temporária para estudantes. Este é um tópico que pode dar um pouco de dor de cabeça e talvez gerar algumas preocupações, mas calma, geralmente dá tudo certo! Farei um outro post falando sobre como tirar o visto.

  • Você recebe algum auxílio financeiro do CEFET?

Sim, o edital ao qual concorri garantia ao aluno uma bolsa de R$1500,00 por mês durante o período, o que hoje dá cerca de €360,00. Como cheguei agora em Viana do Castelo ainda não tenho noção de quanto vou gastar todo mês, mas sem o apoio da minha família, certamente não conseguiria vir.

Por enquanto é só!

2 commentaires


Bruna Rocha
Bruna Rocha
08 févr. 2018

Pode deixar!

J'aime

szalbuque
07 févr. 2018

Parabéns, Bruna! E boa sorte. Continue postando noticias. Fale sobre as questões práticas como: alugar imóvel, fazer compras, conseguir o NIF, abrir conta no banco, etc..

J'aime

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page